O município de Miracema, no Noroeste Fluminense, será o primeiro a receber uma unidade do projeto Cinema da Cidade em todo o Brasil. O equipamento será entregue no dia 7 de julho, às 17h. A conclusão das obras, que foram realizadas através de convênio com o Governo Federal e executadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). O espaço conta com duas salas, com capacidade para 53 e 67 lugares, e funcionará gratuitamente nos primeiros três meses.

A noite de abertura terá apresentação musical especial do cantor Buchecha, inspiração do filme “Nosso Sonho”, que será exibido ao público a partir das 18h, com a colocação de um telão também na parte externa do complexo.

“Todo cidadão tem o direito de acesso à cultura e, no Rio de Janeiro, nosso sonho vira realidade para que ela seja cada vez mais democrática e acessível. Este é o caso do complexo exibidor de Miracema, fruto de convênio com o Governo Federal, através do projeto Cinema da Cidade. Ele será o primeiro equipamento a ser concluído pelo programa em todo o Brasil e funcionará como um motor para a geração de emprego, renda e oportunidades de negócios para o mercado de audiovisual na região”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

As duas salas de exibição são equipadas com projetores 3D, rampas de acesso e assentos para pessoas com deficiência. O equipamento cultural também conta com espaço multiuso para realização de outras atividades. Entre os dias 11 de julho a 29 de setembro, o complexo ficará sob a curadoria da Superintendência de Audiovisual e, durante este período, serão apresentadas, gratuitamente, mostras com temáticas variadas de filmes nacionais.

O cinema funcionará de quinta a domingo, com duas sessões por dia, nos horários de 16h e 19h. O espaço fica localizado na Rua Coronel Armando Ribeiro, Santa Tereza – Miracema.

Cinema da Cidade

Em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e financiamento da Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado está construindo seis complexos audiovisuais em: Cordeiro, São Fidélis, São Pedro da Aldeia, Bom Jardim, Mendes e o primeiro a ser inaugurado, em Miracema.

Fonte: Diário do Rio