Dois atletas campistas, alunos do projeto Caneca Jiu-Jtsu, com o apoio do Movimento é Vida/Esporte é Vida, desenvolvido pela Prefeitura, disputaram o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jtsu Crianças CBJJ neste domingo (23), em São Paulo, e trouxeram medalhas de ouro para casa. Os representantes foram os atletas João Gabriel dos Santos, de 15 anos, bicampeão brasileiro faixa verde, peso leve – até 56 quilos, e Miguel Laurindo, 12 anos, campeão brasileiro faixa laranja, peso pesado- até 56 quilos. A competição é considerada a maior e mais importante da modalidade no Brasil.
Os jovens estavam há dois meses desenvolvendo um trabalho específico de preparação para o campeonato, com estratégias, musculação e acompanhamento nutricional junto aos professores e profissionais do projeto que atende mais de 150 crianças e adolescentes. O projeto fica no Parque São Silvestre, em Guarus, e há nove anos resgata e transforma a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social.
A arte marcial japonesa, que utiliza diferentes técnicas e golpes corporais para derrotar ou imobilizar o oponente, traz com ela ensinamentos de conduta e respeito, fundamentais para os jovens, conforme destaca o professor Matheus Galácio, 28 anos.
“Graças a essa preparação e ao apoio da Prefeitura de Campos, os jovens vêm se destacando a cada dia. O projeto é de extrema importância na vida desses alunos, como instrumento de resgate e transformação social, como forma de suporte e incentivo para que sigam no caminho certo”, declarou o professor.
Para a família dos adolescentes, o esporte só agrega na vida das crianças e adolescentes. Francis Magno dos Santos, 35 anos, pai do atleta João Gabriel, afirma que o projeto é fundamental para a disciplina e melhor conduta dos alunos. “Meu filho está há nove anos no projeto e a disciplina dele melhorou muito em casa, na escola, com os professores. As notas são melhores. O projeto exige que eles tenham bom comportamento para não receberem punição e isso tornou meu filho muito mais disciplinado e dedicado ao esporte”, concluiu o pai do bicampeão brasileiro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes