Com mais de 230 anos de história servindo a população, a Santa Casa de Misericórdia de Campos vem se destacando cada vez mais como um hospital de referência cardíaca em todo o estado. Entre 2022 e 2023, a Santa Casa realizou mais de 500 cirurgias cardíacas e mais de 3 mil procedimentos no setor de hemodinâmica, reforçando seu papel crucial na saúde da região.

Em parceria com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e do Governo do Estado do Rio, a Santa Casa compõe o SOS Coração: um programa que tem o objetivo de prestar o atendimento imediato às pessoas que sofreram infarto agudo do miocárdio (IAM). A ação garante a intervenção necessária em até duas horas após o paciente dar entrada nas unidades que integram a Rede de Atenção às Urgências e Emergências dos municípios de Campos, São João da Barra e São Fidélis, reduzindo em 50% o índice de óbitos por infarto.

Capitaneado pelo jovem cardiologista Dr. Halim Abdu Neme (CRM 52 110082-3), o programa recebeu pronta aprovação dos poderes públicos municipal e estadual, que enxergaram a importância desta inédita iniciativa no cuidado à saúde dos campistas.

“Fico muito feliz em ter tido uma participação tão importante no planejamento e execução de um programa tão necessário para Campos e região. Como médico que atua diretamente no programa, sinto muito orgulho em saber que, na Santa Casa, já salvamos muitas vidas.” disse o Dr. Halim Abdu Neme.

Segundo o Dr. Celmo Ferreira de Souza Jr., responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Campos (CRM 52 50736-4), o projeto implantado em março de 2023 é um divisor de águas no tratamento dos pacientes recém infartados.

“As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo, sendo o infarto a principal causa. Neste projeto audacioso a população recebe um atendimento padrão ouro, com equipes multidisciplinares e assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano, realizando os procedimentos e restabelecendo o fluxo sanguíneo normal para o coração, reduzindo as complicações e a mortalidade.”, garante o Dr. Celmo.

O Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, garante que o programa é uma iniciativa pioneira no Estado do Rio e no Brasil.

“O SOS Coração é algo extraordinário e será em breve referência nacional. Não à toa, em seu primeiro ano de existência, ganhou o prêmio da Fundação Oswaldo Cruz. Fico imensamente feliz e grato por ser o gestor

que conseguiu implantar essa iniciativa, mas sou igualmente grato por ter uma equipe dedicada nessa missão. Muitos achavam que seria impossível a concretização, mas estamos aqui para provar que com vontade política e profissional sonhos se realizam.”, concluiu o prefeito.

Referência no Estado do Rio de Janeiro

A Santa Casa de Campos não é apenas uma referência regional; sua excelência em atendimento cardíaco atrai pacientes de diversas partes do estado, incluindo a capital. Um exemplo notável é o caso de Alice Jesus dos Santos, uma paciente carioca que, em 2018, aos 16 anos, teve sua vida salva pela equipe da Santa Casa.

Alice passou semanas se sentindo mal sem que descobrissem seu diagnóstico. Após sofrer duas paradas cardíacas, um ecocardiograma finalmente revelou uma endocardite avançada. Transferida do Rio para Campos de helicóptero, a jovem paciente passou por uma difícil cirurgia que salvou sua vida. Devido à sua idade, os médicos optaram por uma válvula biológica e, em maio deste ano, Alice retornou à Santa Casa de Misericórdia de Campos para a troca da prótese.

“Eu não tenho palavras para falar deste hospital. Poder retornar à Santa Casa e reencontrar os mesmos cirurgiões que me operaram da primeira vez é maravilhoso. Conversar com eles, contar que me casei e tive uma filha, e receber todo esse carinho não tem preço”, afirma a paciente.

“A Santa Casa, há 232 anos, tem como missão salvar vidas. Abrigar programas como o SOS Coração e ter um corpo médico capacitado, tanto na cardiologia, quanto em outras áreas, potencializa essa missão, como podemos ver no caso da Alice. Sempre com muita responsabilidade e profissionalismo, estamos elevando nosso hospital a novos patamares. A nossa prioridade são os pacientes e colaboradores, pois eles são a razão de ser e a estrutura que ergue a Santa Casa de Misericórdia de Campos.”, finaliza Dr. Manoel Corraes (CRM 52 44553-6), provedor do hospital filantrópico.

Fonte: G1