O uso das tecnologias digitais nas salas de aula das unidades escolares da rede municipal de ensino já é uma realidade. É um caminho sem volta! Essa é a opinião da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, que afirmou que diversas ações estão sendo implantadas desde 2021 pela Prefeitura de Campos, por meio do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

Um dos pontos altos deste processo diz respeito à implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Modalidade Ensino visando agilizar a comunicação e a informação entre as unidades de ensino e a Seduct, com evolução prevista para acesso dos pais e responsáveis pelos alunos ao boletim escolar, a frequência dos alunos e os conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula.

A aquisição de tablets para uso pelos alunos e chromebooks pelos professores e demais técnicos das escolas e da Secretaria também representam a materialização do Programa de Inclusão e Educação Digital da atual gestão.

“Mais um ponto importante é a aquisição de caderno digital do ensino de matemática gamificada produzido pela EDUTEN, com licenças para alunos inicialmente a partir do 3º ano e em 2024 a partir do 2º ano até a EJA. Também estamos com internet instalada em todas as unidades de ensino. A introdução do ensino de robótica nas escolas e a ampliação dos laboratórios de tecnologia em mais unidades são outros fatos inovadores e históricos na educação de Campos”, destacou Tânia.

Outra medida de destaque é a introdução do Ensino da Computação conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil até o 9º ano e também com adaptações para Educação de Jovens e Adultos (EJA), com professores específicos para os anos finais do ensino fundamental e treinamento dos professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que desenvolvem projetos com os alunos nas escolas.

Todas essas medidas, segundo a secretária, estão sendo garantidas com a oferta de formação aos professores para o uso das novas tecnologias em educação, por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), também criada nesta atual gestão.

“A produção de conteúdo com videoaulas produzidas pelos próprios professores regentes, realizadas nas salas-estúdio das escolas e creches e disponibilizadas, por meio do Programa Estação Educação, e publicadas no portal PAE, sendo de uso aberto para toda a comunidade interna e externa, com mais de 500 videoaulas, também é prova do sucesso do nosso Programa de Inclusão e Educação Digital”, concluiu Tânia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes