Em meio a matérias com destaque na imprensa regional há pouco mais de 15 dias, sobre a possível suspensão no atendimento do Restaurante do Povo por falta de pagamento pelo Governo do Estado, o presidente da Câmara de Campos, Marquinho Bacellar recebeu, na quinta-feira (24), uma comitiva do staff de Cláudio Castro para anunciar uma construção já prometida desde março do ano passado, pelo prefeito Wladimir Garotinho e o deputado estadual Bruno Dauaire, que contemplará a população de Guarus.  

Enquanto Bacellar faz as honras na recepção dos representantes do governo, a empresa fornecedora da alimentação que garante o almoço e a janta, com dignidade, para 1.500 pessoas diariamente, está há quase oito meses sem receber do Estado que, assumiu essa responsabilidade em parceria com a Prefeitura de Campos. O município disponibiliza equipes que trabalham no local servindo à população e mantendo a limpeza da estrutura.

O Restaurante do Povo foi reaberto em maio de 2021 após quatro anos fechado, na gestão do ex-prefeito Rafael Diniz. A reabertura fez parte do programa de governo do prefeito Wladimir Garotinho, que vem honrando o compromisso assumido em parceria com o Governo do Estado. Sem ter como fornecer a alimentação, a empresa vencedora da licitação realizada pelo governador Cláudio Castro, pode suspender as atividades levando o restaurante a fechar novamente.

Prefeito Wladimir detalha como o município atua e lamenta o que vem acontecendo. “Infelizmente, o povo beneficiado por este importante programa pode ficar desamparado de uma hora para outra. A nossa parte, estamos fazendo. A prefeitura cede o espaço e os funcionários que trabalham no local, mas o pagamento à empresa fornecedora da alimentação é uma responsabilidade assumida pelo Governo do Estado. O município não tem gerência sobre o contrato. Entendemos a empresa que vem fazendo de tudo para não deixar de fornecer, mas como mantém sem receber?”, questiona.

Há dois meses, o Restaurante do povo alcançou a marca de 1 milhão de refeições oferecidas à população, servindo diariamente 1.500 refeições, entre café, almoço e jantar, gratuitamente, atendendo desde pessoas que mais carecem até trabalhadores. Para alguns, a única refeição e para outros, a alimentação é uma forma de economizar e não comprometer o salário da família.

Desde março do ano passado, o prefeito Wladimir vem, junto com o deputado Bruno Dauaire – hoje secretário estadual de Habitação de Interesse Social -, trabalhando pela conquista da segunda unidade do restaurante, uma promessa feita em maio de 2021, por ocasião da reabertura do Restaurante do Povo Romilton Bárbara, fechado em 2017 pela gestão municipal anterior.

Na época, Bruno Dauaire era secretário estadual de Assistência Social e articulou todo o processo, por iniciativa de Wladimir, junto ao governador Cláudio Castro.