A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, avança com as obras de construção da creche no bairro Jardim Ceasa. As obras seguem o projeto padrão do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e compreendem na construção de lactário; área de preparo de alimento e lavagem de utensílios; bancada de entrega de alimentos prontos; lavanderia com balcão de recebimento e triagem de roupas e tanques; e muito mais. 

As obras tiveram início no final da gestão da então prefeita Rosinha Garotinho, mas ficaram abandonadas na gestão seguinte e o que havia sido construído acabou furtado ou depredado. Ficou comprometida toda a parte do telhado com a estrutura de madeira da sustentação, aduelas e soleiras de granito, além da fiação da rede elétrica que foi furtada, danificando o teto de gesso. No momento, as obras da construção da creche estão em estágio avançado.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Fábrício Ribeiro, ressalta que imagens do estado encontrado o prédio no início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho mostram buracos nas paredes para furto de fios, caixonetes (quadro de madeira para fixação das portas) e até mesmo para retirada das janelas de vidros temperados, além da fiação, metais, louças e bancadas de granito.

Fabrício lembra ainda que o fato do projeto ter participação da União, com o repasse de recursos para a execução da obra, foi necessário que a gestão Wladimir Garotinho enfrentasse dificuldades para vencer a burocracia e dar continuidade à construção da creche,

“Como o projeto tinha a participação do governo federal, foi necessário vencer a burocracia jurídica em Brasília para retomar com as obras da creche. A Prefeitura teve que fazer levantamentos e montar processo para justificar os gastos para a conclusão das obras”, explica Fabrício Ribeiro.

DETALHES DO PROJETO

O prédio da creche, no padrão tipo B do Governo Federal, tem bloco de administração; bloco de serviços, situado junto ao estacionamento; dois blocos pedagógicos; bloco multiuso; pátio coberto; anfiteatro; playground; salas; banheiros; cozinha; dispensa; refeitório; fraldário; sala da direção; sala dos professores; sala para serviços administrativos; sala de materiais e brinquedodeca, entre outras instalações.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes