A Gestão do Cadastro Único, na região central, iniciou nessa segunda-feira (29) o atendimento por agendamento para a atualização do cadastro das famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Codin, Chatuba e Ururaí. O agendamento foi iniciado na última sexta-feira (26), disponibilizando cerca de 600 vagas para esta semana, que já foram preenchidas. A atualização do CadÚnico é para as famílias que sofreram qualquer mudança, como renda, composição familiar, escola, telefone, endereço, entre outros.

Nessa segunda-feira, o fluxo de atendimento aconteceu de forma tranquila, com todos os usuários sendo atendidos e com pendências relacionadas ao CadÚnico resolvidas. Até o final da semana, um novo link para o agendamento para a semana que vem das quatro unidades do CRAS citadas acima será divulgado no Instagram da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (@social.camposrj).

Fernanda Velasco, moradora do Parque Novo Eldorado e atendida pelo CRAS da Codin, agendou a atualização para essa segunda-feira e saiu satisfeita.

“A minha vizinha veio na semana passada e comentou comigo que muita gente estava procurando, mas logo a Prefeitura lançou o link para agendar e eu aproveitei. Eu precisava apenas informar a mudança de escola da minha filha, mas, mesmo assim, foi importante vir. Eu consegui marcar e atualizar de forma rápida”, disse.

“Eu sou da Codin e estava tentando marcar por lá mesmo, mas a procura estava grande. Com o agendamento, eu consegui marcar rápido para hoje (segunda-feira) e está tudo resolvido”, contou a dona de casa Tatiana Rodrigues.

A centralização da atualização do CadÚnico das famílias referenciadas nos CRAS do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí foi iniciada na semana passada e acontece de forma provisória. O objetivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social é ampliar e melhorar o atendimento aos usuários. Além do atendimento por agendamento, a Gestão do Cadastro Único prevê mutirões, como os que foram realizados em março, para atender famílias de outros CRAS que precisam atualizar o cadastro.

A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes