O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na tarde desta sexta-feira (26/4), da cerimônia de entrega de aeronaves comerciais fabricadas pela Embraer para a companhia Azul Linhas Aéreas. Em discurso, o chefe do Executivo reclamou da frota de aviões do governo.

“Vamos fazer uma parceria muito bem equilibrada para que a Embraer dê certo, para que a Azul dê certo. Para que a Gol volte a comprar avião da Embraer, para que a Latam volte a comprar avião da Embraer, para que o governo volte a comprar os aviões que precisa comprar para renovar a frota”, disse o presidente.

Ele ainda frisou: “Tá muito ruim a frota de avião. Nós precisamos comprar mais”, reclamou o presidente.

Em seguida, Lula perguntou ao ministro Fernando Haddad em qual aeronave ele voltaria para casa. “É um velhinho?”, perguntou ao titular da Fazenda, que riu.

O evento ocorreu durante a visita do chefe do Executivo a São José dos Campos, São Paulo. Na ocasião, Lula, acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, batizou um dos aviões entregues à companhia em um gesto simbólico.

Mais voos

Em seu discurso, Lula também defendeu ampliar a oferta de voos para o interior do país. “Ao invés da gente querer viajar para ver o Museu do Louvre, em Paris, ao invés de querer viajar para a Disney — que é muito importante —, era preciso que o nosso povo conhecesse o Brasil”, ressaltou.

“Quantos voos de turismo foram feitos para a Amazônia? Nenhum. As pessoas passam por cima da Amazônia e vão para a Europa, para os Estados Unidos”, complementou Lula.

Em São José dos Campos, Lula também visitou o alojamento de estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recém-inaugurado. A obra faz parte do projeto de expansão da instituição.

Fonte: Jornal Metrópoles