Toda terça-feira, das 9h30 às 12h, um grupo de idosas tem um encontro marcado na Policlínica da Terceira Idade, situada no Parque Tamandaré. É que teve início no dia 19 de março, o projeto “Roda de Conversa com Bordados”, criado pelo Serviço Social da unidade. O segundo encontro, que foi realizado nesta terça-feira (26), reuniu mais de 10 idosas, que participaram de um debate sobre etarismo, que é a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade.

A subsecretária municipal de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Viana Rangel Tavares, disse que o projeto é uma nova oportunidade para que as idosas possam interagir.

“Além de contar suas experiências, elas aprendem uma com as outras, elevando a autoestima e contribuindo para uma melhora na saúde emocional, sempre com a supervisão de uma assistente social”, explicou ela., ressaltando que é um projeto piloto e existe a intenção de levá-lo para outros equipamentos.

Segundo a assistente social Ângela Márcia Muylaert, o objetivo é, a cada terça-feira, promover um bate-papo sobre diversos temas pertinentes ao Serviço Social como: “Família e Interações Familiares”; “Relações Interpessoais”; “Autocuidado”; “Prevenção de Acidentes Domésticas”; “Alimentação na Terceira Idade”; “Importância do Lazer”; “Direitos e Órgãos de Defesa”; “Trabalho e Renda”, dentre outros.

Ângela disse que, para participar do projeto, o interessado deve comparecer à unidade para fazer a inscrição. “Estamos com uma boa procura”, afirmou ela, ressaltando que os profissionais que atuam na Policlínica, como geriatra e ginecologista, serão convidados para debater os temas.

Na oportunidade, segundo Ângela, as idosas que sabem fazer bordado têm aproveitado para ensinar a técnica as que têm interesse. “Elas bordam casacos, almofadas, toalhas, entre outros itens”, explicou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes