A Fiat Titano é um dos principais lançamentos de veículos no Brasil em 2024 e já tem data para chegar: 14 de março. O produto inédito marca a entrada da montadora italiana no segmento das picapes médias, fechando um trio com as best-sellers Strada e Toro. A promessa é de preço bom para brigar com Toyota Hilux e Chevrolet S-10.
O produto não é exatamente novo. Trata-se de uma versão italiana da Peugeot Landtrek, veículo desenvolvido ainda na época pré-Stellantis. A picape era cotada para chegar pela marca do Leão ao Brasil, mas uma estratégia decidiu pela italiana.Impulsionada por um motor 2.2 turbodiesel, tração 4×4 e diversas novidades, a picape é uma aposta da Fiat para atender diversas demandas, especialmente no setor agropecuário.
O produto é montado na fábrica Nordex, no Uruguai, e já é oferecido em outros países latinos. A Landtrek, por sua vez, é uma versão francesa da picape chinesa Changan Kaicene F70. Inclusive, a irmã chinesa acaba de receber uma nova geração e ficou bem mais moderna.
Inspirado na mitologia grega, o nome Titano foi escolhido para evocar robustez, estabelecendo um novo padrão em força, capacidade off-road e alta carga útil para a Fiat. A picape foi revelada primeiro na Argélia, de onde surgiram pistas sobre o que vem para o Brasil.
Características e Detalhes
A Fiat ainda não divulgou todos os detalhes técnicos da Titano, mas com base nas informações disponíveis sobre a Peugeot Landtrek, algumas características já podem ser apontadas. A picape terá entre-eixos de 3,18 metros e largura de 1,92 m, dimensões robustas, ideais para enfrentar diversos tipos de terreno.
O comprimento e a altura podem variar dependendo de para-choques exclusivos e pneus de perfil mais alto, mas a expectativa é que a Titano tenha aproximadamente 5,33 metros de comprimento e 1,86 metros de altura. A capacidade de carga varia de 1.000 kg a 1.105 kg.
Motorização
A original Peugeot Landtrek é vendida com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 350 Nm de torque ou o 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 300 Nm. Mas a Fiat Titano vendida no Brasil terá uma configuração mais apropriada para o segmento das picapes médias. A novidade virá com motor 2.2 BlueHDI Turbo Diesel, que já equipa o Fiat Ducato. Contudo, ao invés de 140 cv, terá potência próxima de 200 cv para se equiparar às principais concorrentes. A picape terá transmissão automática de seis marchas e a tração 4×4 com reduzida, assim como praticado no mercado.
Com a chegada da Fiat Titano turbodiesel, a expectativa é que a Fiat Toro abandone o motor 2.0 turbodiesel e passe a ser vendida apenas com o 1.3 Turboflex. Será um caminho semelhante ao que o Jeep Compass vai tomar.
Itens de Série
A Fiat Titano 2025 deverá vir com uma farta lista de itens, analisando o produto já vendido na Argélia. O modelo inclui computador de bordo com tela colorida de 4,2″, volante em couro com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado digital dual zone e multimídia de 10″. Os retrovisores externos podem ser rebatidos eletronicamente, e o banco traseiro é dividido 60/40 para facilitar o acesso ao compartimento de carga. A picape terá rodas de liga de 18″ e faróis de neblina com função cornering light.
Visualmente, o modelo terá acabamento cromado, barras de teto, estribos laterais, faróis em LED e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Além disso, incluirá recursos como alerta de saída de faixa, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade para reboque. A Fiat deverá manter as versões como na linha Strada. A versão top de linha, no lançamento, será a Volcano, e a intermediária, a Freedom. A marca deverá lançar ainda uma opção básica de entrada Endurance e, no futuro, caso o produto dê certo, opções Ultra e Ranch.
Fonte: CNN Brasil