O Verão do Empreendedor, que acontece em Farol de São Tomé, vai se expandir por todo o ano. A notícia é resultado do sucesso do projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), onde acontecem as oficinas.

A assessora de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kátia Souto explica que o objetivo é qualificar e levar conhecimento a pessoas que querem empreender, passando informações em todos os âmbitos necessários. “A intenção é expandir para as mulheres dos pescadores de Farol, para que elas tenham uma renda extra principalmente durante o período de defeso. Pretendemos colocar cursos de tricô, crochê, renda irlandesa, artesanato com recicláveis e corte e costura, visando sempre o empreendedorismo”. 

Dinamar Maduro está em sua segunda aula de renda irlandesa e pretende continuar a se especializar na técnica. “Participei da aula na semana passada e estou aqui hoje já fazendo meus primeiros trabalhos. É uma técnica trabalhosa, mas muito bonita. Faço crochê e bordado e estou encantada e feliz em aprender essa nova técnica que vai valorizar meus produtos”. 

Aos 82 anos, a professora que ministra o curso tece elogios às alunas. “Todas querem aprender e é gratificante poder estar aqui passando o conhecimento. Me faz sentir viva de novo. Agradeço a Secretaria de Desenvolvimento a oportunidade de estar aqui. É um ganha ganha”, disse Maria da Penha Manhães.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes