Saúde para todos é a temática que vem ao encontro do modelo de gestão implantado, em Campos, pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura prioriza o cuidado com as pessoas, a partir do atendimento humanizado e fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência, garantindo mais qualidade de vida à população. Prova disto foram os investimentos para a melhoria da assistência à população, que tiveram um aumento significativo em 2023.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) reabertas e inauguradas, que foram 7 neste ano (das 46 que foram encontradas fechadas, a atual gestão reabriu 30), o governo entregou o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III Dr. Makhoul Moussallem, que tem como diferencial o funcionamento 24h; a UBS Pet, que vai iniciar o atendimento a cães e gatos de todos os portes a partir de 2 de janeiro, dentre outros serviços.

Em 2023 também foi o ano da assistência na ponta, como a vinda de nove ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que está em fase de implantação; com o projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, que já contabiliza 173 vidas salvas em decorrência do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); o programa “Sífilis Zero”, que tem como objetivo reduzir o número de casos, interromper a transmissão e estabelecer fluxo de monitoramento aos pacientes em tratamento e o Protocolo do Pré-natal.

Em andamento, tem a obra de ampliação e reforma do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM); obra do Novo Hemocentro; a Clínica Regional de Hemodiálise Amigos do Rim Francisco Paes Filho; obra de reforma geral e reestruturação do Centro de Referência e Tratamento da Criança e Adolescente (CRTCA II), a segunda etapa da obra do novo Hospital Geral de Guarus (HGG), cujas intervenções seguem a todo vapor, além de outras UBS e UBSF. 

“Servir aquele que mais precisa foi um dos compromissos assumidos pelo governo. Em 2023, nosso foco foi a melhoria da qualidade de vida para todos os munícipes, aumentando o acesso aos serviços de saúde. No próximo ano não será diferente, pois a determinação do prefeito é priorizar o ser humano e a gente tem avançado muito nesse sentido”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.

SAÚDE PARA TODOS –

A atual gestão também não poupou esforços para a reestruturação da Atenção Básica, além da aplicação de recursos na aquisição de mobiliário, veículos, equipamentos, material hospitalar, computadores, aparelhos de ar condicionado e outros investimentos.

MUTIRÕES DA SAÚDE –

No ano passado, os Mutirões da Saúde zeraram as filas de anos de espera com um total de 92.600 mil procedimentos realizados. As ações dobraram o quantitativo oferecido inicialmente, como foi o caso das cirurgias ortopédicas, que até o mês de outubro de 2022, chegaram a mais de 30 mil procedimentos, entre consultas, cirurgias e fisioterapia, superando a meta proposta que era de 15.828 intervenções. Desde então, o governo já investiu R$ 15.020.708,52 em 112.845 procedimentos, entre exames de alta complexidade, cirurgias eletivas, ginecológicas, bariátricas e ortopédicas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes