O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, realiza a entrega de 700 viaturas para estados e municípios de todas as regiões do país, nesta quinta-feira (21/12), em evento na sede da pasta, em Brasília. O ministro também anuncia a liberação de R$ 78 milhões para investigação de homicídios e combate ao crime organizado.
Do total de viaturas, 500 serão disponibilizadas para entrega imediata e as outras 200, em janeiro. Os veículos para pronta-entrega foram espalhados na Esplanada dos Ministérios, e chamam a atenção com sirenes ligadas em um dia chuvoso na capital federal.
O governo federal tem sido pressionado para entregar resultados na área da segurança pública, após crises no Rio de Janeiro e na Bahia, ao longo do ano. Diante da cobrança, o governo federal anuncia a entrega dos veículos e lançou um programa para bloqueio de celulares em caso de furto.
A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também discursa no evento. A representação diplomática norte-americana contribuirá com a entrega de 400 câmeras de vigilância corporais, destinadas para a ação dos agentes de segurança.
Janja participa
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também estão presentes na cerimônia. Janja foi vítima de um ataque hacker, na última semana, quando invasores postaram falas machistas e misóginas no perfil dela. Após o crime, a socióloga cobrou uma regulação mais dura para o uso de redes sociais no Brasil.
Durante o evento, o ministro também fará um balanço das ações realizadas no último ano, à frente da pasta. Dino permanece no comando do ministério até 8 de janeiro, data em que o Planalto articula um ato pela democracia com a participação dos chefes dos Três Poderes.Em seguida, ele deixará o cargo e voltará à vaga de senador pelo Maranhão até 22 de fevereiro, data da posse no STF.
Operações pelo país
Segundo o Ministério da Justiça, a entrega das 700 viaturas para atuação no âmbito do Plano de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).
Entre as 500 com entrega imediata, 300 chegarão a 15 estados para utilização na Operação PAZ, lançada em 1º de setembro, com o objetivo de reduzir as mortes violentas intencionais em regiões com maiores índices de criminalidade, e 200 serão destinadas diretamente a cidades, para uso em ações do programa.
Para a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), são 26 viaturas para substituição da frota do Sistema Penitenciário Federal (SPF), além de 16 blindadas para os presídios federais e 16 veículos seminovos doados aos estados que respondem a condenações da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Na solenidade, Dino também assinará portaria de suplementação do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com previsão de repasse de R$ 78 milhões para investimentos nos estados. Os investimentos são para ações com foco na investigação de homicídios, busca de desaparecidos e combate ao crime organizado.
Fonte: Metrópoles