A Sala do Empreendedor de Campos, que funciona junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, vem rendendo frutos positivos, através de parceria com o Sebrae RJ. Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Campos está liderando o ranking de atendimentos, totalizando 10.579. Em seguida, vem Macaé com 10.201 e, depois, Niterói com 9.920. De acordo com o Data Sebrae, Campos também é o 7º município do Estado com maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, totalizando 26.379, ficando atrás do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e Maricá. 

“Nós, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto com o secretário Mauro Silva, estamos muito felizes em ser o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em atendimento aos Microempreendedores Individuais. Isso mostra que o governo do prefeito Wladimir Garotinho vem prezando pelo empreendedorismo e pelo desenvolvimento econômico. Os números de MEIs aumentaram e estamos fazendo triagem, dando dicas e assessoria para que eles evoluam e emitam cada vez mais notas fiscais. Isso é bom para o município, para as pessoas, porque é mais emprego e renda. Estamos muito felizes com esses números e, para o ano que vem, a expectativa é avançar cada vez mais”, disse o subsecretário de Desenvolvimento e Parcerias Público-Privadas (PPPs), Felipe Knust. 

Entre as atividades mais atendidas estão cabeleireiro e outras do ramo da beleza; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas; atividades de publicidade; serviços especializados para construção e ambulantes de alimentação; entre outros. 

“A parceria do Sebrae com a Sala do Empreendedor vem rendendo muitos bons frutos.  O munícipio que dispõe dessa importante ferramenta para o fortalecimento e desenvolvimento empresarial, com estrutura de atendimento robusta, tem tido uma atuação protagonista no estado do Rio de Janeiro”, informa o coordenador regional do Sebrae RJ, Guilherme Reche.

A equipe do Sebrae realiza palestras de orientação para potenciais empresários todas as sextas-feiras e, com recorrência, são realizadas também oficinas com temas muito importantes para qualquer gerenciamento de negócios, como “Como ter controles financeiros”, “A importância do Fluxo de Caixa”, “Marketing e uso das mídias digitais”, considerados bons exemplos de realizações. 

“Somente no ano de 2023, realizamos em parceria com a Prefeitura, mais de 50 agendas presenciais no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, focadas não apenas nos empreendedores, como também na qualificação continuada dos atendentes da Sala do Empreendedor, para que estejam a cada dia mais atualizados sobre as legislações vigentes e conteúdos técnicos de gestão empresarial”, destaca Reche.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes