Pode nem parecer, mas ainda é inverno. Os dias de sol e de termômetros nas alturas não vão dar um refresco no estado do Rio de Janeiro. Pelo contrário. A tendência é de que fique ainda mais quente nos próximos dias. A capital vai honrar seu título de “Rio 40 graus”, máxima que pode ser registrada na quinta-feira, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado fluminense sofre os efeitos de uma intensa massa de ar seco e quente que atinge a todo o país.
Os dias de calor são comuns nesta época, mas na passagem do inverno para a primavera, na segunda metade de setembro. Nas cidades litorâneas, o calor vai ficar ainda mais intenso com a combinação da massa de ar e a passagem de uma frente fria na quinta-feira.
— Isso é típico para essa época. Essa situação, a combinação de céu claro com temperaturas elevadas e baixos índices, normalmente ocorre fim do inverno e no início da primavera. Ele está antecipado. Essa intensa massa de ar mantém o tempo seco em grande parte do país. É uma característica do inverno aqui. É como se tivesse no alto da atmosfera soprando para baixo, e nesse movimento do ar, muda o tempo, o deixando praticamente estável, com pouco vento, o que proporciona que a temperatura se eleve — explica a meteorologista do Inmet Anete Fernandes.
A expectativa é que na quinta-feira seja o registro mais alto, com previsão de chegar a máxima de 40 graus na capital. Outros municípios litorâneos no Rio, como os da Costa Verde, devem chegar a 38 graus. A Região Serrana terá um refresco — mas nem tanto —, e pode ter máxima de 31 graus, como em Petrópolis.
Diferente de outros estados mais ao centro do país — como Mato Grosso, Tocantins e Pará — onde as altas temperaturas têm se prolongado, no Rio de Janeiro o fenômeno não pode ser caracterizado de “onda de calor”. Para isso, é preciso que se mantenha por, no mínimo, cinco dias seguidos.
— A temperatura vai ficar elevada em todo o estado, menos na Região Serrana. Nos demais municípios a tendência é de 35 graus na quarta-feira. Nos próximos três dias a temperatura estará muito elevada no país inteiro. É um fenômeno de grande escala. Na porção mais leste do país (na área litorânea) tem alívio com a passagem de uma frente fria já entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta. No decorrer do fim de semana, áreas de instabilidade aliviam esse calor, como em São Paulo, Minas Gerais e até o sul da Bahia — diz Anete Fernandes.
Essa mudança de tempo vai ser sentida logo na cidade do Rio, uma das que sofre os efeitos da passagem da frente fria. A previsão, segundo o Inmet, é de pancadas de chuva isoladas a partir de sexta, que se estende para o fim de semana. Já a temperatura mínima fica abaixo dos 19 graus e a máxima não ultrapassa 27 graus nestes dias.
— A gente espera esse calorão mais para o fim da estação. O inverno termina no fim de setembro, no dia 23, às 3h49. Basicamente, temos mais um mês ainda na estação. O esperado é ter as maiores temperaturas no início da primavera — destaca a meteorologista.
Confira a previsão do tempo na cidade do Rio para os próximos dias de acordo com o Inmet:
- terça-feira, dia 22: aumento das nuvens durante a noite. Sem chuva. Ventos fracos a moderados. Mínima de 16 graus e máxima de 34 graus.
- quarta-feira, dia 23: poucas nuvens ao longo de todo o dia. Sem chuva. Ventos fracos a moderados. Mínima de 22 graus e máxima de 37 graus.
- quinta-feira, dia 24: poucas nuvens ao longo de todo o dia. Sem chuva. Ventos fracos a moderados. Mínima de 24 graus e máxima de 40 graus.
- sexta-feira, dia 25: céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ventos fracos a moderados com rajadas. Mínima de 19 graus e máxima de 27 graus.
- sábado, dia 26: muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Ventos fracos a moderados com rajadas. Mínima de 16 graus e máxima de 23 graus.