A partir desta segunda-feira (02/12), a rede 5G estará disponível em todo o Brasil, conforme anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No momento, 770 municípios já têm acesso ao 5G puro, beneficiando 35 milhões de usuários com uma velocidade média superior a 300 Mbps, o que corresponde a aproximadamente 13% dos 262 milhões de aparelhos em funcionamento no país.

Com a liberação da faixa para os últimos 190 municípios, todos os 5.570 municípios brasileiros poderão acessar essa tecnologia.

A rede 5G pura (denominada standalone, que opera na faixa de 3,5 GHz) apresenta uma velocidade média de 300 Mbps, sendo cinco vezes mais rápida que a do 4G.

A liberação da faixa de 3,5 GHz, realizada com 14 meses de antecedência, possibilita a ativação da tecnologia 5G standalone em todo o país, representando um avanço crucial na ampliação da infraestrutura digital no Brasil.

Segundo a Anatel, é possível consultar no painel de dados da agência informações sobre as cidades que já possuem a faixa de 3,5 GHz liberada, incluindo bairros, a quantidade de estações licenciadas para o 5G standalone e os dispositivos móveis certificados para o uso dessa tecnologia.

O comunicado foi feito na última terça-feira (26/11), em colaboração com a Entidade Administradora da Faixa (EAF). Conforme as exigências do edital do leilão do 5G, as operadoras devem garantir cobertura em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.

Fonte: Agência Brasil.