A 16ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal e tem como tema “SUS: O desafio de ser Único, debate em torno da eficiência”. O evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde, contará com a participação dos vários segmentos sociais, sendo este o fórum máximo de deliberação da Política Municipal de Saúde. Os dois dias de encontro serão transmitidos online via Canal Youtube na Prefeitura.

Durante os dois dias de evento serão abordados vários subtemas, que serão discutidos em plenárias temáticas nos grupos de trabalho. Segundo a comissão organizadora, foram realizadas 300 inscrições. No primeiro dia, a programação começa às 8h, com o credenciamento dos inscritos e segue até às 17h, com a inscrição dos participantes nos Grupos de Trabalho/Eixos Temáticos. Já na sexta-feira, a abertura será às 8h, seguida de discussão e elaboração de propostas nos grupos temáticos. Após a plenária final com a consolidação das diretrizes e relatório preliminar, o evento será encerrado às 17h.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo Pires, e a vice-presidente e relatora geral da Conferência, Roberta Magalhães, ressaltam que as conferências municipais acontecem a cada dois anos e contam com a presença de diversas autoridades políticas e da área de saúde, além da participação de representantes da sociedade civil organizada.

“A Conferência Municipal de Saúde é a principal instância de deliberação do Conselho Municipal de Saúde, além de ser um importante espaço para avaliar e propor as diretrizes para a formulação da Política de Saúde, com a participação da população”, ressalta.

Conferência – A Conferência Municipal de Saúde é um evento obrigatório e importante para o bom funcionamento da gestão municipal de saúde. Ela é um espaço democrático de debate e participação social, onde é possível avaliar a situação de saúde do município, propor diretrizes para a política de saúde, ouvir a população de forma ampla e organizada, além de sugerir propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). O relatório final da conferência é a referência para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS).

Programação
28/11
8h – Credenciamento dos inscritos
9h – Plenária de abertura
9h30 – Orientação geral sobre as regras e funcionamento – Regulamento
10h – Eixo I – Sistema Único de Saúde: Os 34 anos do SUS comemorados em 2024
11h – Perguntas

11h30 – Intervalo/Almoço
13h – Eixo II – Saúde do Trabalhador(a) e Educação em Saúde. Políticas públicas para saúde e qualidade de vida como direito humano
14h – Perguntas
14h30 – Eixo III – Gestão e financiamento dos serviços de saúde. Divisão de responsabilidades no SUS. Quem cuida do quê?
15h30 – Perguntas
16h – Inscrição nos Grupos de Trabalho/Eixos Temáticos
17h – Encerramento
29/11

8h – Abertura
9h – Discussão e elaboração de propostas nos Grupos Temáticos
11h30 – Intervalo/Almoço
13h – Aprovação e consolidação das propostas nos Grupos Temáticos
15h – Plenária final: Consolidação das diretrizes e relatório preliminar
17h – Encerramento

Fonte: Jornal O Dia