“Campos é bom demais!” Com esse slogan, a Secretaria Municipal de Turismo lançou um projeto para divulgar, por meio de vídeos publicados nas redes sociais, os principais pontos turísticos do município. Nesta primeira fase da ação, segundo o subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Junior, foram visitados os prédios do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho – Solar do Colégio; Igreja de São Francisco de Assis; praia do Farol de São Tomé, Distrito de Santo Amaro; Cais da Lapa e o balneário de Lagoa de Cima.

No Cais da Lapa, uma das curiosidades que o vídeo traz é o poste remanescente do primeiro ponto de iluminação pública, já que Campos foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica, em julho de 1883.

“A ideia de gravar os vídeos surgiu diante do grande potencial turístico e econômico de Campos, com seus prédios históricos, parques estaduais, praia, lagoas, cachoeiras, além da gastronomia”, explicou Edvar, ressaltando que a proposta agora é tornar o projeto interativo, ou seja, fazer com que as pessoas participem, sugerindo os locais onde elas gostariam que os próximos vídeos fossem gravados.

Ele citou como exemplo desses locais o Museu Histórico de Campos; Lagoa Feia; Imbé; Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Mosteiro de São Bento, dentre outros. Segundo Edvar, os interessados poderão se manifestar por meio do Instagram da secretaria de Turismo (@turismo.camposrj). Os vídeos são divulgados sempre às sextas-feiras, no Instagram da Prefeitura e no da Secretaria de Turismo.

Em 2017, Campos, que é o maior município da Região Norte Fluminense, voltou a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. O último registro do município havia sido no Mapa de 2013.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes