A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas, incluindo vários membros do ex-governo, por abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa. O indiciamento acontece no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder mesmo depois que Lula (PT) foi eleito, em 2022. 

Segundo informação da TV Globo, o inquérito foi concluído no início da tarde e vai ser enviado ainda hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria Geral da República (PGR) vai analisar se denuncia ou não os indiciados. 

Entre os indiciados estão os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Nacional, o GSI; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa derrotada de Bolsonaro, o delegado Alexandre Ramagem, ex-presidente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro. 

As penas previstas são de 4 a 12 anos de prisão em caso de golpe de estado; 4 a 8 anos em caso de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; e 3 a 8 anos em caso de organização criminosa. 

Veja a lista completa de indiciados

AILTON GONÇALVES MORAES BARROSALEXANDRE CASTILHO BITENCOURT DA SILVAALEXANDRE RODRIGUES RAMAGEMALMIR GARNIER SANTOSAMAURI FERES SAADANDERSON GUSTAVO TORRESANDERSON LIMA DE MOURAANGELO MARTINS DENICOLIAUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRABERNARDO ROMAO CORREA NETTOCARLOS CESAR MORETZSOHN ROCHACARLOS GIOVANI DELEVATI PASINICLEVERSON NEY MAGALHÃESESTEVAM CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRAFABRÍCIO MOREIRA DE BASTOSFILIPE GARCIA MARTINSFERNANDO CERIMEDOGIANCARLO GOMES RODRIGUESGUILHERME MARQUES DE ALMEIDAHÉLIO FERREIRA LIMAJAIR MESSIAS BOLSONAROJOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA E SILVALAERCIO VERGILIOMARCELO BORMEVETMARCELO COSTA CÂMARAMARIO FERNANDESMAURO CESAR BARBOSA CIDNILTON DINIZ RODRIGUESPAULO RENATO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO FILHOPAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRARAFAEL MARTINS DE OLIVEIRARONALD FERREIRA DE ARAUJO JUNIORSERGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROSTÉRCIO ARNAUD TOMAZVALDEMAR COSTA NETOWALTER SOUZA BRAGA NETTOWLADIMIR MATOS SOARES

Fonte: Correio 24 horas