Com uma série de interdições pela cidade, feriado decretado e até operação das Forças Armadas, o Rio de Janeiro recebe entre esta segunda (18) e terça-feira (19) a Cúpula do G20, com a reunião de líderes mundiais no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, na zona sul da capital.

Por conta do evento, uma forte esquema de segurança foi montado e a cidade terá diversas interdições. Além disso, um megaferiado foi decretado de sexta-feira (15) até quarta (20) para reduzir a movimentação de carros e pedestres. A orla de Copacabana, algumas estações de metrô, o Aterro do Flamengo e até o Aeroporto Santos Dumont terão sua circulação afetada.

Orla de Copacabana

A Prefeitura do Rio informou que, em função de solicitação das Forças de Segurança, a Avenida Atlântica ficará fechada para a circulação de veículos das 6h de domingo (17) até as 18h de terça-feira (19), no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e Avenida Princesa Isabel. As pistas ficarão dedicadas aos deslocamentos das delegações participantes da reunião de Cúpula do G20.

Nesses dias, também não haverá área de lazer na orla, já que diversos comboios com batedores das delegações irão circular em ambos os sentidos. Grades foram instaladas ao longo de toda a via para garantir a segurança e orientar o fluxo de pedestres.

Os pedestres poderão acessar a praia, mas a Prefeitura orientou que as travessias sejam realizadas nas faixas de pedestres e seguindo as orientações dos agentes que estarão atuando na região.

Os moradores da Avenida Atlântica poderão acessar suas garagens após apresentarem comprovante de residência nos bloqueios. O estacionamento nas baias da Avenida Atlântica estará proibido. O acesso será autorizado apenas para chegada e saída aos imóveis, não havendo permissão para estacionar na via.

Cinco estações do metrô vão funcionar em horário restrito

Em nota, a MetrôRio informou que, atendendo às autoridades de segurança do G20, na segunda (18) e terça-feira (19) as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete ficarão fechadas das 8h às 19h. As estações irão funcionar apenas das 5h às 8h e depois das 19h às 00h.

As demais estações seguem funcionando normalmente.

Voos comerciais suspensos no Santos Dumont

O aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio, será fechado em 18 e 19 de novembro, em razão da Cúpula do G20. A interrupção das operações aéreas comerciais no terminal atendem a um pedido do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD).

As operações comerciais programadas para o terminal poderão ser redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a suspensão temporária dos voos foi necessária diante das restrições de mobilidade nas proximidades do Museu de Arte Moderna, onde será realizada a Cúpula do G20, localizado a 550 metros do Aeroporto Santos Dumont.

Aterro do Flamengo fechado

O MAM, localizado no Parque do Flamengo, será o local onde ocorrerá o evento principal, a reunião da cúpula do G20.

Por conta disso, de domingo (17) até terça-feira (19) a circulação de veículos no Aterro do Flamengo será totalmente controlada e restrita. Somente os veículos relacionados ao evento poderão circular.

Da 0h de domingo até as 23h59 de terça as pistas do Aterro estarão fechadas de forma contínua para circulação do trânsito em geral, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá.

Na quarta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra no Brasil, várias delegações e forças de segurança também utilizarão as pistas do Aterro para diversos deslocamentos. Todas as pistas da via estarão abertas ao tráfego em geral, porém, não haverá área de lazer.

Fonte: Jornal CNN