A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, lança nesta quarta-feira (13) a Central de Agendamento do Cadastro Único, um site exclusivo para agendar o atendimento de inclusão e atualização do CadÚnico. Através da plataforma, usuários referenciados nos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município vão poder escolher dia e horário para serem atendidos nos CRAS. As vagas serão disponibilizadas para agendamento nesta sexta-feira, a partir das 9h. 

Para conseguir agendar o atendimento, os usuários vão precisar se cadastrar na plataforma. Ao acessar www.socialcampos.com.br pela primeira vez, será preciso clicar em “criar minha conta”. O usuário terá que informar: nome completo, CPF, data de nascimento, número de celular, endereço e selecionar bairro, para que o CRAS de referência entre de forma automática. Feito o cadastro, o usuário vai precisar apenas do CPF e da data de nascimento para acessar a plataforma. 

Um dos objetivos do site é acabar com as filas nos CRAS e a venda de vagas. Para evitar fraudes, o sistema também foi desenvolvido para não aceitar CPFs falsos. Quem se cadastrou e agendou o atendimento não poderá enviar outra pessoa em seu lugar. Caso algum dado tenha sido digitado de forma errada, o usuário precisará ir até o CRAS para solicitar a correção. 

“A plataforma de agendamento é a nossa aposta para acabar com as filas nas unidades dos CRAS. O sistema foi desenvolvido com muito cuidado para que seja fácil dos usuários mexerem. Estávamos trabalhando com agendamento on-line apenas para cinco dos 15 CRAS que temos, e agora todos poderão agendar de casa e ir até o CRAS apenas no horário do seu atendimento”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. 

Para ser atendido no dia agendado, o inscrito deverá apresentar os documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho física, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar, no caso de componentes familiares que sejam menores de idade. 

“Também solicitamos às pessoas que realizarem o agendamento que cheguem, se possível, 10 minutos antes do horário agendado para o atendimento. Caso a pessoa se atrase, o próprio sistema irá marcar o agendamento como ausente, fazendo com que ela perca a vaga daquele dia e tenha que realizar um novo agendamento”, explicou a coordenadora do Cadastro Único, Kamila Oliveira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes