A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, participou como debatedora de Mesa Diretiva do 1º Seminário Municipal sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nesta quarta-feira (25), realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O evento abordou o tema A relevância da Proteção de Dados em uma Era Digital, e foi promovido pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH) e CIDAC.

A Mesa Diretiva debateu o tema “Gerenciamento de Riscos em Segurança Cibernética”. Tânia é servidora pública, graduada em Pedagogia e Geografia; pós-graduada em Filosofia e em Ensino à Distância; mestre em Ensino de Ciências do Ambiente; com vasta experiência em Educação Básica e Superior, e mais de 40 anos de atuação na área da Educação.

Ela destacou que a educação moderna é altamente dependente da tecnologia e que os alunos da rede municipal de ensino usam computadores, tablets e dispositivos móveis para acessar recursos on-line, fazer pesquisas, participar de aulas virtuais e enviar trabalhos. Além disso, os educadores utilizam sistemas de gestão de aprendizagem e plataformas colaborativas para compartilhar informações e avaliar o desempenho dos alunos.

“Essa dependência da tecnologia torna as instituições educacionais um alvo atraente para cibercriminosos. Quais serão as melhores práticas para a proteger o conhecimento digital de alunos, educadores e instituições de ensino? A cibersegurança estratégica no setor de educação envolve a implementação de políticas, processos e tecnologias para proteger os sistemas de informação e os dados digitais nas instituições educacionais. Isso inclui a proteção de informações confidenciais dos alunos, registros acadêmicos e propriedade intelectual”, ponderou.

Para ela, algumas práticas devem ser adotadas para aumentar a segurança na internet, como sensibilização e treinamento dos usuários, políticas de segurança e governança, atualizações e patches de segurança, proteção contra malware e phishing, backup e recuperação de dados e monitoramento e detecção de ameaças.

A Mesa Diretiva contou, ainda, com Alexandre Pereira Lessa, mestre em pesquisa Operacional e Otimização de Sistemas; especialista em Análise de Sistema e Segurança em Redes; chefe de Infraestrutura e Segurança na Prefeitura de Campos; docente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; professor horista da Sociedade Brasileira de Instrução; com experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Segurança em Redes de Computadores.

Susélide Cristina Tenani foi outra debatora da mesa. Ela é responsável pela implementação de projetos de Cidades Inteligentes na INMOV, atuando como gestora das equipes de implantação, suporte, negócios e governança; tem vasta experiência na atuação como diretora de tecnologia em empresas públicas e privadas, e como presidente de empresa pública de tecnologia. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS); graduada em Ciência da Computação e Administração de Empresas; pós-Graduada em Engenharia de Software; MBA Gerenciamento de Projetos; Novas Tecnologias, Transformação Digital e Agilidade.

O subsecretário do Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), José Vicente Alves, afirmou que o evento tem o intuito de promulgar e implementar a Lei Geral de Proteção de Dados no município. “O objetivo é levar à luz da sociedade o conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Nos próximos dias, o município vai publicar a sua LGPD e queremos que a população, a academia e, principalmente, os colaboradores da prefeitura tenham conhecimento da lei e saibam como lidar com possíveis incidentes cibernéticos”, disse.

Programação – O evento teve início às 8h e encerrou às 17h, contou com grandes nomes da sociedade civil de Campos e do Estado e apresentou, também, o Espetáculo de Dança “Crew – Move Dance”, com coreografias de músicas-tema de jogos de videogames, e um Stand-Up Comedy com o ator Tonin Ferreira.