Dois cães da raça pastor-belga-malinois, Kyra e Thanos, ajudaram policiais militares a localizar drogas no bagageiro de um ônibus intermunicipal na rodoviária de Macaé, na noite deste domingo (14).
O veículo, que havia saído do Rio de Janeiro, foi vasculhado por volta das 20h, até que os cães encontraram uma caixa de papelão no bagageiro do ônibus com sete tabletes de maconha dentro, pesando, aproximadamente, 1,5 kg cada.
De acordo com a PM, não foi possível localizar o proprietário do material, que foi apreendido pelos agentes.
No Espírito Santo, um cão da mesma raça (pastor-belga-malinois), considerado uma lenda da PM na região, se aposentou na última segunda-feira (7). Com 11 anos de idade, Eudis atuou por dez anos no time de farejadores do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do ES, sendo o cão que acumulou o maior número de detecções de drogas, armas e munições.
A despedida ocorreu durante solenidade, em Vitória, que comemorou os 35 anos de história cinotécnica do BAC. Eudis, já com os pelos grisalhos, foi aplaudido pelos agentes.
Saudável, dócil e carinhoso, Eudis foi adotado pela cabo da PM, Ravena Lahass Salles. Ele vai viver seus anos de aposentadoria, livre, numa propriedade em Santa Teresa, na Serra do ES.