Iniciado no dia 29 de agosto, projeto já realizou o plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Prestes a completar um mês, o projeto Vias Verdes tem rearborizado as principais ruas de Campos com plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Até esta sexta-feira (20), foram plantadas 500 mudas, aproximadamente. O subsecretário municipal de Meio Ambiente, René Justen, diz que o objetivo do Vias Verdes é trazer cada vez mais um ambiente agradável para a população urbana.

— A gente está trazendo esse símbolo, com o plantio do Vias Verdes, que é a árvore, que é uma importância para o ser humano, importância para todas as espécies vivas. Com isso, a gente entra dentro do equilíbrio das cidades sustentáveis, junto com a manutenção dos mananciais e da biodiversidade — comentou René ao lembrar que, no sábado (21), foi comemorado o Dia da Árvore.

O projeto Vias Verdes foi iniciado no dia 29 de agosto com o plantio 162 árvores no antigo Trevo do Índio. Lá foram plantadas mudas das espécies ipê amarelo e roxo, pau-brasil e pau-ferro. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na Avenida Arthur Bernardes, onde acontece o plantio de 283 palmeiras jerivá. Além do antigo Trevo do Índio e da Arthur Bernardes, as mudas serão plantadas na Avenida Alberto Lamego, Nilo Peçanha, Petrópolis, XV de Novembro e Zuza Mota, entre outras, totalizando uma extensão de 25 quilômetros. Também está previsto o plantio em canteiros e rotatórias do município.

O Vias Verdes é custeado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e executado por uma empresa de Minas Gerais, vencedora da licitação feita pela Prefeitura.